Nossa Proposta Pedagógica
A AVAEC - Unidades Educacionais, vista como um espaço vivo, aberto ao real, na construção de sua proposta pedagógica, está atenta aos aspectos afetivo, cognitivo e psicomotor, traduzido na trilogia SER – CONVIVER/SABER/FAZER. Traz presente em sua proposta de ensino, uma visão de educação que busca desenvolver as potencialidades de seus alunos, estimulando a consciência reflexiva, a autonomia, a superação de desafios, respeitando o ritmo próprio de cada um.
Desse modo, o currículo é organizado com ênfase na construção do conhecimento científico, norteado pela ética, cidadania, solidariedade e responsabilidade social, segundo os seguintes princípios:
- O ser humano é único, portador de um tempo próprio no seu desenvolvimento, na busca constante de um vir a ser.
- O ser humano se constitui como sujeito na sua integração com o outro e com o mundo.
- O conhecimento se processa entre um sujeito que conhece e um objeto a ser conhecido, numa construção interpessoal e intrapessoal.
- A escola é um espaço privilegiado de produção e sistematização do conhecimento.
- O conhecimento é constituído de certezas provisórias.
- O conhecimento é um caleidoscópio – exige do profissional da educação uma constante revisão e recriação do referencial teórico-técnico (escolha de métodos confiáveis e pertinentes ao objeto de estudo).
- O lúdico contribui para que o aluno mergulhe, prazerosamente, no ato de aprender. Investir no processo é possibilitar uma aprendizagem de qualidade, consistente e significativa.
- Aprender a pensar permite a inserção no mundo, em suas interfaces: conhecimento, trabalho, convivência...
- A pedagogia de projetos favorece a forma globalizada e interdisciplinar de trabalhar o currículo.
- A utilização de estratégias variadas e metodologias ativas no processo de ensinar favorece a aprendizagem do aluno.
- A ação avaliativa permeia a trajetória do aluno, buscando entender como se processa a construção do seu próprio conhecimento, estendendo o olhar à ZDP.
Formação Continuada
Considerando que o aprimoramento profissional é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino, a AVAEC - Unidades Educacionais investe na FORMAÇÃO CONTINUADA de seus professores, através de várias ações que possibilitam não só buscar e aprofundar novos conhecimentos, assim como discutir as questões enfrentadas pelo professor na sala de aula, compartilhar o conhecimento e construir uma relação de parceria entre os docentes.
A busca do que chamamos de “tato pedagógico” envolve reflexão sobre a prática e intencionalidade do uso de estratégias de ensino capazes de melhorar a aprendizagem dos alunos. É a chamada transformação da prática – objetivo final de todo processo de formação em serviço.