Nossa Proposta Pedagógica

A AVAEC - Unidades Educacionais, vista como um espaço vivo, aberto ao real, na construção de sua proposta pedagógica, está atenta aos aspectos afetivo, cognitivo e psicomotor, traduzido na trilogia SER – CONVIVER/SABER/FAZER. Traz presente em sua proposta de ensino, uma visão de educação que busca desenvolver as potencialidades de seus alunos, estimulando a consciência reflexiva, a autonomia, a superação de desafios, respeitando o ritmo próprio de cada um.

Desse modo, o currículo é organizado com ênfase na construção do conhecimento científico, norteado pela ética, cidadania,  solidariedade e  responsabilidade social, segundo os seguintes princípios:

 

  • O ser humano é único, portador de um tempo próprio no seu desenvolvimento, na busca constante de um vir a ser.
  • O ser humano se constitui como sujeito na sua integração com o outro e com o mundo.
  • O conhecimento se processa entre um sujeito que conhece e um objeto a ser conhecido, numa construção interpessoal e intrapessoal.
  • A escola é um espaço privilegiado de produção e sistematização do conhecimento.
  • O conhecimento é constituído de certezas provisórias.
  • O conhecimento é um caleidoscópio – exige do profissional da educação uma constante revisão e recriação do referencial teórico-técnico (escolha de métodos confiáveis e pertinentes ao objeto de estudo).
  • O lúdico contribui para que o aluno mergulhe, prazerosamente, no ato de aprender. Investir no processo é possibilitar uma aprendizagem de qualidade, consistente e significativa.
  • Aprender a pensar permite a inserção no mundo, em suas interfaces: conhecimento, trabalho, convivência...
  • A pedagogia de projetos favorece a forma globalizada e interdisciplinar de trabalhar o currículo.
  • A utilização de estratégias variadas e metodologias ativas no processo de ensinar favorece a aprendizagem do aluno.
  • A ação avaliativa permeia a trajetória do aluno, buscando entender como se processa a construção do seu próprio conhecimento, estendendo o olhar à ZDP.

 

Formação Continuada

Considerando que o aprimoramento profissional é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino, a AVAEC - Unidades Educacionais  investe na FORMAÇÃO CONTINUADA de seus professores, através de várias ações que possibilitam não só buscar e aprofundar novos conhecimentos, assim como discutir as questões enfrentadas pelo professor na sala de aula, compartilhar o conhecimento e construir uma relação de parceria entre os docentes.

A busca do que chamamos de “tato pedagógico” envolve reflexão sobre a prática e intencionalidade do uso de estratégias de ensino capazes de melhorar a aprendizagem dos alunos. É a chamada transformação da prática – objetivo final de todo processo de formação em serviço.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!