O Nível 6, envolvido com a proposta do Projeto “A Hora do eu”, ouviu a história “Ana Lise e o menino de olhos verdes”, da autora e coordenadora do Projeto Waleska Farenzena Fochesatto. O projeto tem como objetivo oferecer às crianças a oportunidade de conversar, pensar e repensar sobre suas emoções. Através da contação da história, o momento de reflexão se iniciou e muitos relatos foram feitos e compartilhados em grupo.
Em seguida, o desafio proposto foi que as crianças pensassem em momentos que vivenciam, diariamente, e, por vezes, não sabem nomear. Afinal, como é o sentimento da raiva? Da frustração? Da tristeza?
Assim, com a ajuda da personagem Ana Lise, as crianças puderam representar e nomear, através do grafismo, seus sentimentos e, em seguida, pensar em como podem lidar com essas situações.
Seguem alguns relatos e imagens…
“Profe, quando a minha priminha não me empresta o brinquedo eu fico muito triste. Eu acho que a gente pode conversar, né? Eu empresto um brinquedo meu pra ela e ela me empresta o dela”.
“Quando o meu papai não me deixa ganhar no jogo da memória, eu fico triste. Eu já sei o que a gente pode fazer, jogar de novo”.
“Eu gosto muito da minha irmã e eu tô aprendendo a controlar todo esse amor que eu sinto aqui dentro (apontando para o coração)”.
“Eu senti culpa quando gritei e minha amiga não gostou. Aí eu pedi desculpas e prometi que vou cuidar pra minha voz não sair tão alta”.
“Eu vou numa Psicóloga, que é como a Ana Lise e conversa comigo. Lá a gente conversa brincando, com brinquedos e jogos. Ela é bem legal e eu conto sobre tudo que acontece na minha vida pra ela”.