Tampinhas Solidárias
O projeto foi lançado em abril de 2016 e está em vigor até o presente momento. O trabalho desenvolvido, nesse projeto, por meio de ações concretas e efetivas, procura sanar necessidades de algumas instituições do município, retratadas pela falta de cadeiras de rodas, transformando os cenários dessas entidades, beneficiando muitas pessoas e promovendo oportunidades de grandes aprendizados, nos aspectos que tangem a solidariedade, cidadania e sustentabilidade a todos que estão envolvidos com o projeto.
Objetivos:
- Desenvolver a consciência e a prática solidária na escola, através de ações eleitas pelos próprios alunos.
- Sensibilizar os alunos para a prática da solidariedade, expressa mediante atitudes de auxílio ao próximo, considerando suas necessidades.
- Mobilizar familiares da escola e comunidade veranense, para pequenas ações, capazes de impactar, significativamente, o meio ambiente e o bem comum, cooperando no recolhimento das tampinhas plásticas de diferentes tipos e tamanhos, que reverterão na compra de cadeira de rodas.
- Despertar a consciência das possibilidades que o homem tem para mudar o meio em que vive, tomando decisões necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e solidária.
- Promover mudanças de atitudes na comunidade escolar: pais, alunos, professores e funcionários, através da conscientização de hábitos sustentáveis, minimizando o impacto ambiental causado por nós e reconhecendo-se como coautores da degradação do meio ambiente.
O projeto “Tampinhas Solidárias”, já atingiu um público de mais de 15 mil pessoas durante os 5 anos de implementação dessa proposta. Pessoas das mais diversas partes do mundo contribuem e reconhecem a importância dessa atividade que já beneficiou instituições sociais com 7 cadeiras de rodas e andadores.
Instituições que já foram beneficiadas:
1ª cadeira: Associação São Camilo
2ª cadeira: Hospital São Pelegrino Lazziozi
3ª cadeira: Lar São Francisco
4ª cadeira: Senhora Realda Carbinatti
5ª cadeira: Associação São Camilo
6ª cadeira: APAE de Veranópolis
7ª cadeira: Lar São Francisco