A avaliação, vista como instrumento e ferramenta da prática pedagógica, revela avanços e dificuldades de aprendizagem durante o processo, permitindo que o aluno elabore ou reelabore o conhecimento, impulsionando o seu aprender. Enquanto ferramenta da prática pedagógica, fornece informações sobre a aprendizagem dos alunos e possibilita ao professor reflexão sobre sua prática, promovendo a autocorreção do processo de ensino, a regulação de suas ações e a melhoria do ensino.
Os alunos dos Alfas 5 ao 9 devem atingir na soma total dos três trimestres letivos, o mínimo de 21 (vinte e um) pontos, em cada componente curricular. A média adotada pela Escola é de 7,0 pontos, em cada trimestre.
Os Estudos de Recuperação acontecem de forma contínua e simultaneamente ao período letivo, buscando a superação de dificuldades de aprendizagem e a efetivação do compromisso conjunto do aluno, do professor, da Instituição e da família.
- O aluno que não atingiu no componente curricular, o máximo de 7,0 pontos, no trimestre, será submetido à nova avaliação de recuperação.
- O resultado da avaliação de recuperação substituirá a nota trimestral do componente curricular, desde que esta seja maior do que a nota já obtida pelo aluno no referido trimestre.
Oportunidade adicional:
- A Escola de Ensino Fundamental Evolução – Unidade I oferece a oportunidade adicional após o encerramento do ano letivo, aos alunos que não obtiveram a partir do Alfa 5 até o Alfa 9, o mínimo de 21 (vinte e um) pontos somados em cada componente curricular.
- Para a sua promoção na oportunidade adicional, os alunos devem demonstrar através de atividade avaliativa, melhoria na aprendizagem que garanta a obtenção de 10 (dez) pontos, através da soma da média anual dos três trimestres, com pontuação obtida na oportunidade adicional.